Inadimplência de empresas atinge novo recorde no Brasil

Fonte: Metrópoles
26/05/2023
Geral

Em abril, a inadimplência alcançou 6,5 milhões empresas brasileiras. Esse foi o maior número registrado pelo indicador da Serasa Experian desde 2016, quando começou a série história. O valor das dívidas também atingiu quantia recorde, somando R$ 117,5 bilhões. Em média, cada CNPJ possui cerca de sete contas negativadas.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o quadro econômico do país segue impondo desafios aos empreendedores. “A análise continua a mesma. Fatores como a inflação e a taxa Selic abalam o poder de compra dos consumidores”, diz. “Com insumos encarecidos e juros altos, o fluxo de caixa das empresas não encontra espaço para crescer, o que torna a quitação de dívidas inviável para os donos de negócios.”

No mês passado, os empreendimentos do segmento de serviços representaram 54% do total de inadimplentes. Na sequência, vieram o comércio, com 37%, seguido pelos setores industrial (7,7%) e primário (0,8%), além da categoria “outros” (0,5%) – que contempla empresas financeiras e do Terceiro Setor.

A análise por Unidade Federativa mostrou que São Paulo é o estado com o maior número de empresas inadimplentes. Em segundo lugar, ficou Minas Gerais, com, na sequência, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: